segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Em prol do estado laico, Cruz Missioneira é retirada do trevo de São Luiz Gonzaga


São Luiz Gonzaga está procurando se adaptar ao Decreto Federal nº 7982/2015, em vigor desde o final do ano passado, que estabelece o período de 90 dias para que símbolos religiosos sejam retirados de locais públicos.

E a primeira mudança significativa buscando atender a disposição federal ocorreu na manhã de hoje (18), com a retirada da tradicional Cruz Missioneira do trevo da São João. Os funcionários da prefeitura realizaram o serviço, assim como já ocorreu em São Borja na semana passada. “É uma lástima, um pedaço da nossa história que se vai, mas temos que seguir o que estabelece o governo federal”, afirmou o prefeito Junaro Rambo Figueiredo.

Mas a Cruz Missioneira, que durante muitos anos esteve altiva no trevo de São Luiz Gonzaga, será preservada. Segundo o departamento de turismo do município, a cruz será incorporada ao acervo do Museu Senador Pinheiro Machado, para que todos possam visitá-la e sua lembrança não se perca com o tempo.

Ainda de acordo com o Decreto Federal nº 7982/2015, a cidade poderá ter que mudar de nome, suprimindo o “São” de sua nomenclatura. “Luiz Gonzaga ou apenas Gonzaga são as opções, caso seja realmente necessário a mudança. Estamos avaliando tais possibilidades com nossa assessoria jurídica, mas quaisquer alterações serão feitas com consulta à população, através de plebiscito”, enfatizou o prefeito Junaro à nossa reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário