Os fatos, NEM TÃO VERÍDICOS, sobre São Luiz Gonzaga.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pedro Bial já confirmou presença na inauguração das câmeras de videomonitoramento



Não é mais novidade que está em fase de conclusão a instalação das câmeras de videomonitoramento em diversos pontos de São Luiz Gonzaga. As 36 câmeras auxiliarão na prevenção e elucidação de crimes.

A inauguração ainda não tem data definida, mas está sendo organizada com todo o pompa que o investimento merece. Além disso, uma celebridade Global foi convidada e já confirmou presença. Trata-se de Pedro Bial, jornalista e apresentador do programa Big Brother Brasil.

“Eu recebi o convite e aceitei na mesma hora. Eu adoro ficar espiando pelas câmeras e São Luiz Gonzaga vai ser uma das Cidades com o maior número delas, é lógico que eu vou”, disse Pedro Bial, nitidamente entusiasmado com o evento. “Já comecei a escrever o texto de abertura”, completou Bial.

Os lojistas comemoram o aumento nas vendas de edredons. “Estamos vendendo muitos edredons. Acho que os são-luizenses querem fazer algumas coisas sem serem flagrados pelas câmeras”, disse uma lojista do centro da Cidade.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

McDonald’s desiste de abrir franquia em São Luiz Gonzaga

A grande rede de fast food americana McDonald’s desistiu de instalar uma de suas franquias em São Luiz Gonzaga. E o motivo não é o tamanho da Cidade, mas sim a exigência do cardápio por parte dos são-luizenses. “Queríamos abrir a franquia, estava quase tudo certo, quando ficamos sabendo que os são-luizenses exigem que tenha filés e xis no cardápio, mas nós não trabalhamos com esse tipo de prato”, disse um dos diretores da empresa ao São Luiz Facts. “Possuímos hambúrgueres que são feitos a base de filé e outros que se parecem bastante com o xis, mas não foi o bastante para agradá-los. Ficamos tristes, mas entendemos”, completou o diretor. “Todo mundo sabe que os restaurantes em São Luiz Gonzaga devem servir filé e xis, ou no mínimo um desses dois pratos. Todos os restaurantes e lancherias da Cidade servem e já estamos acostumados a isso. Imagina, tu chegar lá e pedir um xis ou um filé e não ter no cardápio”, disse um empresário do ramo de alimentos, consultado pela nossa reportagem. Com isso, é a segunda grande rede de fast food que desiste de vir para a cidade. No ano passado a rede Subway desistiu de abrir uma franquia após saber que era exigência dos são-luizensesque o ketchup estivesse entre as opções de molho do sanduíche.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dois sóis são vistos no céu de São Luiz Gonzaga no entardecer de hoje

Um fenômeno raro, e até certo ponto inexplicável, assustou os são-luizenses no final da tarde dessa quarta-feira. Um grupo de amigos que aplaudia o pôr-do-sol presenciou o momento em que um segundo sol apareceu misteriosamente, ou seja, dois sóis dividiam espaço no céu.

“Minha primeira reação foi pegar o celular e tirar uma foto para registrar. Nunca tinha visto nada parecido”, disse um dos jovens.  “O sol estava se pondo normalmente, quase tocando a linha do horizonte, quando de repente, se dividiu em dois”, afirmou outro rapaz.

O fenômeno, porém, foi presenciado por poucas pessoas, uma vez que o sol estava muito próximo da linha do horizonte e quem estava na zona urbana não notou nada de diferente, a não ser o calor senegalesco registrado hoje em São Luiz Gonzaga, algo que já nem é novidade para os são-luizenses.

Uma senhora que mora no décimo andar de um edifício da cidade, também testemunhou da sua sacada o fenômeno dos dois sóis. “Explicado o motivo de tanto calor nos últimos dias em São Luiz Gonzaga”, disse ela a nossa reportagem.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mendigos são presos após fritarem ovos no asfalto em São Luiz Gonzaga

Um fato incomum chamou a atenção dos transeuntes do centro de São Luiz Gonzaga, na tarde escaldante dessa quinta-feira (18). Dois mendigos foram presos ao fritarem ovos no asfalto, na esquina da Praça da Matriz, em diagonal à Igreja.

Os dois moradores de rua aproveitaram o calor infernal de São Luiz Gonzaga, jogaram um pouco de óleo no asfalto e quebraram dois ovos. Na primeira tentativa, um carro passou por cima e estragou com a refeição. Na segunda, obtiveram sucesso e chegaram a consumir os ovos, mas foram detidos pelo policiamento.

Segundo um soldado que atendeu a ocorrência, foi pedido duas vezes para que os mendigos saíssem da rua, pois estavam atrapalhando o trânsito e também poderiam ser atropelados. “Como não obedeceram nosso comando, tivemos que detê-los”.

O fato, porém, não abalou os mendigos. “Pelo menos lá na penitenciária teremos três refeições por dia”, comemorava um dos detidos.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Forte calor faz caixa d'água derreter em São Luiz Gonzaga


O já conhecido calor são-luizense fez mais uma vítima: uma caixa d'água. E não confunda com aquela em que a água chegou a ferver no mês passado, estamos falando de outra.

Um morador do bairro Duque de Caxias tomou um susto quando saiu de dentro da residência e se deparou com a cena da caixa d'água literalmente derretendo. "Quando vi aquilo, não sabia o que fazer, não sabia para quem pedir ajuda", disse o morador.

Os bombeiros foram acionados e resfriaram a caixa, para evitar que a situação piorasse. "A água e a própria caixa esquentaram demais por causa do calor de hoje e a caixa d'água acabou cedendo. O material da caixa não é dos melhores", completou o bombeiro.
O morador pediu para não ser identificado e, assim, evitar aglomeração de ainda mais curiosos ao local.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Mulher foge do marido argentino e ele mente que a esqueceu no Brasil.



A reportagem do São Luiz Facts recebeu uma informação de que um dos tantos esquecimentos argentinos no Brasil não estava devidamente contado. Descobrimos que Soraya Mendes, nacionalidade argentina, desceu em um posto de gasolina e pegou carona com um caminhoneiro são-luizense, fugindo do marido. O marido, Cornelius Chiphre, desconfiado mas conformado, seguiu viagem ouvindo "Meu ex-amor", do Amado Batista.
No entanto, teria lembrado que não teria como explicar a situação constrangedora em sua terra natal. Então, procurou a Policia Rodoviaria e disse que havia esquecido a esposa em algum posto de gasolina, mas sem pretensão de encontra-la, apenas para ter uma desculpa quando voltasse para casa. Os diligentes policiais localizaram Soraya alguns quilômetros depois, na boléia do caminhão são-luizense, ouvindo "Eu quero te esquecer", da MC Ludmilla. Com certa resistência, mas vendo o marido aos prantos, Soraya resolveu seguir viagem com Cornélius, evitando mais problemas e ainda mais repercussão. A mídia percebeu toda a movimentação policial e foi atrás da verdade. Cornélius implorou e os noticiários noticiaram o caso como "argentino esquece mulher em posto de gasolina", gerando toda a repercussão e salvando (em tese) a honra do argentino. Mas só o São Luiz Facts contou a verdade.

"Te comporta ou vai pro canil municipal" já é a frase mais utilizada por adestradores


O método mais popular para treinamento de cães, dando petiscos a cada vez que obedecem, está caindo em desuso em São Luiz Gonzaga. Segundo o adestrador Oscar Niles "não precisamos mais gastar com petiscos para treinar os cachorros. Agora, falamos que se eles não obedecerem, vão passar o fim de semana no Canil Municipal. Os animais tem respondido de forma imediata. Nenhum deles quer ir para aquele lugar horrível". No entanto, grupos de defensores de animais tem se posicionado contra o novo método de adestramento. "Isso que estão fazendo é horrível. Ameaçar de mandar os cães para o Canil Municipal é praticamente uma tortura com os animais", disse um dos integrantes, que prometeu providências. A Prefeitura Municipal ainda não se manifestou sobre o assunto.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Reforma da 168 sairá junto com Mirante de São Luiz Gonzaga, diz Governo


Após mais um protesto por melhorias da intransitável RS 168, a assessoria do Governo Estadual emitiu nota oficial informando que a obras irão começar junto com a construção do famoso Mirante de São Luiz Gonzaga. Talvez os mais novos não recordem, mas o projeto existe há mais de 20 anos. Segundo a prefeitura, as obras ainda não iniciaram por problemas no projeto.
"O Mirante já teve mais de 30 projetos, mais as correções, e ainda não está totalmente pronto, mas a intenção é terminar o projeto até o fim do ano. Ficará muito bonito. Contará com amplo espaço para um restaurante panorâmico, com visão para os Sete Povos das Missões e uma ampla sacada para selfies", disse um dos engenheiros, Vander Lei Luxem Burgo.
Segundo ele, a sacada pra selfies foi colocada recentemente no projeto. "Como estamos demorando para concluir o projeto, temos que fazer essas adaptações que a modernidade traz. Ano passado tivemos que tirar o espaço destinado para os orelhões, que ainda constava no projeto", completou o engenheiro. A prefeitura garantiu que a obra sai até o fim do ano e que a pedra fundamental será lançada.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

"Me esqueci de te esquecer" é a música mais ouvida por argentinos.



O São Luiz Facts realizou uma pesquisa junto aos hermanos que vieram passar as férias no Brasil, para saber a opinião deles sobre o período de férias. Mas o mais interessante foi o que constatamos durante a pesquisa: as músicas ouvidas pelos argentinos quando foram abordados pela nossa reportagem.

Constatamos que a música mais ouvida por eles aqui é "Me esqueci de te esquecer", do Luan Santana. "Esqueci de te esquecer", do grupo Revelação, ficou em segundo lugar. "Não vou te esquecer", da banda Catedral e "Tentei te esquecer", de Mato Grosso e Mathias também aparecera na lista, mas em menos número. Nos veículos em que estas músicas estavam tocando, estavam famílias que paravam muito pouco durante a viagem.

No entanto, constatamos que nos carros onde estava tocando "Te esqueci", do cantor Thiaguinho, "Esqueci você", de Henrique e Diego, e "Vou te esquecer", de Conrado e Aleksandro, viajavam apenas homens, que paravam em quase todos os Postos de Combustíveis pelo caminho e que estavam com a sensação de terem esquecido alguma coisa pelo caminho.

Nenhum dos argentinos lembrava a letra das músicas para acompanhá-las, mas disseram ter gostado muito da musicalidade e que por algum motivo as músicas faziam algum sentido para eles.

São Luiz Gonzaga tem carnaval d'água

O tradicional carnaval d’água, que ocorria sempre nas terças-feiras e encerrava o carnaval de São Luiz Gonzaga (quando ele ainda existia), foi registrado novamente hoje, após muitos anos. Como choveu torrencialmente em São Luiz Gonzaga a partir do meio-dia, muitos foliões aproveitaram para reviver um antigo costume são-luizense.

“É uma nostalgia incrível, lembra minha adolescência”, afirmou uma foliona. “Pena que fomos pegos de surpresa e não tínhamos as bexigas”, relatou um morador do centro. “A última vez que isso tinha acontecido foi em 2005”, emocionou-se uma mulher que trouxe seu filho para mostrar como era divertida essa brincadeira. “Até São Pedro está demonstrando que sente falta do carnaval de São Luiz”, brincou um folião que acabara de chegar de Jaguari.

Aliás, tão logo se espalhou a notícia que chovia em São Luiz Gonzaga, foliões que estavam no Caça e Pesca e em Jaguari aceleraram seu regresso para aproveitar esse momento raro e emocionante. A Rua Treze de Maio ficou completamente lotada, como nos velhos e bons tempos. “Nunca pensei que faria carnaval em São Luiz Gonzaga novamente”, emocionou-se um folião.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Homem é morto pelo amigo ao ser confundido com lobisomem em São Luiz Gonzaga


A segunda-feira de carnaval termina com uma noticia triste. Dois amigos aproveitaram para fugir dos festejos de carnaval e ir caçar no interior do município. No entanto, um deles acabou mortalmente ferido pelo amigo, ao ser confundido com um lobisomem. "Nós saímos cada um para um lado para caçar javalis. Eu vi um vulto estranho e muito feio no mato e lembrei das histórias do lobisomem de São Luiz Gonzaga. Acabei me assustando e disparando sem querer. Quando me aproximei vi que era meu amigo. Entrei em desespero", disse o homem a nossa reportagem. O Delegado de plantão disse que vai apurar os fatos e que a versão do autor do disparo não está bem contada. "O lobisomem de São Luiz Gonzaga sempre foi visto na cidade e nunca no interior. Os fatos terão que ser apurados!".

Empresa São-luizense cria aplicativo para que argentinas não sejam esquecidas.



Buscando resolver o problema crônico apresentado pelos motoristas argentinos, de esquecerem familiares em postos de gasolina, uma empresa São-luizense especializada em softwares desenvolveu um aplicativo. Segundo o responsável pelo projeto, a ideia surgiu quando um argentino esqueceu sogra em hotel de São Luiz Gonzaga. Como os casos continuaram a se repetir, a ideia ganhou força. "O aplicativo é bem simples e utiliza o gps do telefone do motorista, que faz o pareamento dos celulares dos passageiros com o dele. Quando o carro entra em movimento e um dos telefones pareados não está próximo, o aplicativo emite um sinal sonoro dizendo 'olvidado a alguien?'". Segundo o criador, o aplicativo será lançado até o meio da semana. "Tomara que os argentinos não esqueçam de baixá-lo", brincou.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Argentino esquece carro em posto de gasolina e vai embora em excursão.


Os hermanos andam mesmo esquecidos. Mas o que aconteceu em São Luiz Gonzaga superou todos os últimos esquecimentos de familiares por argentinos.

Um argentino, que viajava sozinho, parou em um posto de gasolina situado na BR 285, em São Luiz Gonzaga para fazer um lanche. Na lancheria, encontrou outros hermanos que retornavam para a Argentina de ônibus. O argentino, então, entreteu-se tanto com os compatriotas, que entrou no ônibus com eles e esqueceu do próprio carro no posto de combustível.

O Hermano só percebeu-se do grande equívoco, quando chegou na aduana em são Borja e ele estava sem seus documentos para migração. “Não estou acostumado a viajar de carro para o Brasil, sempre venho em excursões, por isso acabei me enganando e embarcando no ônibus”, disse o argentino.


O motorista do ônibus disse que não percebeu que o homem havia embarcado e que a lotação do ônibus estava completa antes dele. “Será que eu esqueci alguém no posto de gasolina?” questionou-se o motorista.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Homem fica preso em supermercado de São Luiz Gonzaga

Um fato inusitado aconteceu na madrugada desse sábado, em São Luiz Gonzaga. Um homem de 56 anos ficou preso em um supermercado localizado no centro da cidade e teve que passar a noite no estabelecimento.

Jean Jacques Russo chegou ao estabelecimento as 18h 55min (portanto cinco minutos antes de fechar) para comprar ingredientes para fazer uma galinhada na noite de sexta-feira. Se distraiu conferindo os preços e os itens da lista e quando percebeu já eram 20 horas e não tinha mais ninguém no local.

“Não tinha trazido o celular, não tinha como ligar para ninguém e o telefone do mercado estava mudo. O jeito foi dormir no escritório do gerente. Só não foi pior porque tinha bastante comida”, explicou Russo para a nossa reportagem.

Sua mulher, porém, entrou em pânico com o suposto sumiço do marido. Desesperada, fez um Boletim de Ocorrência e chegou a pensar até em seqüestro ou homicídio. “Não desejo pra ninguém o que eu passei essa noite”, desabafou.

Russo foi “libertado” por volta das 7h 30 min de hoje, quando o gerente chegou no estabelecimento. “Levei um susto, pensei que fosse até um assalto, mas como ele dormia tranquilamente, percebi que não era. Quando o acordei, ele me explicou toda a situação”, informou à reportagem do São Luiz Facts.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Lula diz que ganhou fortuna no Trilegal


As notícias do momento giram em torno da suposta fortuna angariada pelo ex-presidente Lula, que teria apartamentos luxuosos, iates, empresas, entre outros bens.
Em entrevista exclusiva ao São Luiz Facts, o Instituto Lula esclareceu que o ex-presidente ganhou o dinheiro quando foi contemplado com um Trilegal Tchê. “Na premiação do terceiro sorteio, havia um apartamento triplex, um carro importado e um iate de luxo”, disse o Instituto.
O Instituto Lula não informou quando foi o sorteio nem onde comprou a cartela premiada. No entanto, como muitos são-luizenses também já ganharam prêmios no Trilegal, a explicação foi bem aceita na Cidade.